terça-feira

Dormir de bruços pode aumentar a possibilidade de se terem sonhos eróticos








Numa investigação publicada na "Dreaming"do passado mês de Setembro, * aferiram-se os traços de personalidade (Inventário dos 5 factores-NEO e a Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne) , as posições em que habitualmente dormem (lado, bruços, barriga para cima) , e a intensidade e conteúdo dos sonhos (escalas de intensidade e conteúdo de sonhos ) de 670 participantes e concluiu-se que independentemente dos factores de personalidade, dormir de barriga para baixo , para além de promover sonhos mais intensos, interfere nos seus conteúdos, aumentando significativamente a possibilidade de se terem sonhos eróticos .

Contudo, para aqueles que depois de conhecerem tais conclusões  equacionam adoptar uma nova postura durante o sono, a decisão não será certamente  simples, pois de acordo com a mesma pesquisa esta posição  promove , igualmente, sonhos de conteúdo negativo ou persecutório , como imaginar-se paralisado, amarrado, ou incapaz de respirar .




*Yu, Calvin Kai-Ching(2012)The effect of sleep position on dream experiences .Dreaming, Vol 22(3), 212-221.

Pais com formação musical percepcionam melhor as pistas afectivas do choro dos seus bebés



O choro do bebé é de todos os comportamentos pré-verbais o que mais chama a atenção dos pais. Sabe-se que a capacidade para reconhecer os diferentes padrões de choro dos filhos - com todas as consequências negativas na relação precoce que daí advêm - diminui com a depressão. Os autores desta pesquisa * pretenderam investigar a correlação entre a formação musical parental e a capacidade de interpretar as pistas afectivas contidas no choro dos bebés e concluíram que a primeira se assume como um factor protector da capacidade de interpretação do choro dos filhos, mesmo quando os pais estão deprimidos. Mais uma evidência para se investir no ensino artistico (da música) ! 




 * Young, Katherine S.; Parsons, Christine E.; Stein, Alan; Kringelbach, Morten L  Interpreting infant vocal distress: The ameliorative effect of musical training in depression . Emotion, Vol 12(6), Dec 2012, 1200-1205
 
Copyright 2009 P s i c o l o g i a (s). Powered by Blogger